Pular para o conteúdo

Carbonização do motor, como limpar?

Carbonização do motor de moto como limpar

Com o passar do tempo e o uso contínuo dos motores dos veículos, ocorre a formação de uma camada de carbono nas partes relacionadas à admissão e ignição do motor. Confira no nosso blog tudo sobre o processo carbonização do motor, como limpar e muito mais dicas.

Como ocorre a carbonização?

A carbonização dos motores resulta da queima parcial do combustível ou do uso de combustível de baixa qualidade. Entretanto, também pode surgir devido ao uso do veículo em tráfego intenso, em percursos curtos com frequência, ou devido à falta de manutenção preventiva e ao modo de condução do motorista.

Quais são os sintomas da carbonização do motor?

Os resíduos de carbono se acumulam ao redor das válvulas, cilindros, pistões e corpo de borboleta, podendo prejudicar o funcionamento da sua moto ou carro. Isso pode causar falhas na ignição, aumento no consumo de combustível ou emissão elevada de gases poluentes pelo escape.

Quais são os tipos de limpeza da carbonização do motor?

tipos de limpeza da carbonização do motor

Existem dois tipos: a limpeza física e a química. No entanto, a escolha do método depende do estado de carbonização das peças do motor. A limpeza física envolve a desmontagem de peças como o cabeçote e a remoção das válvulas de admissão e escape para a raspagem dos depósitos de carbono. É uma limpeza mais demorada e, consequentemente, mais cara, pois inclui trabalhos manuais, como a desmontagem do motor, além do banho químico nas peças.

Já a limpeza química é mais simples, consistindo numa limpeza interna no motor, como a realizada com descarbonizantes em spray para motor. Esse método é vantajoso por ser mais rápido e fácil, pois não exige a desmontagem das peças do motor, podendo ser realizado tanto nas partes superiores quanto internamente, através da admissão no corpo de borboleta.

Comparativo antes e depois da limpeza com descarbonizante em spray

Os descarbonizantes em spray foram desenvolvidos para realizar manutenções preventivas e remover o excesso de carbono nas partes essenciais para o correto funcionamento do motor. É um método eficiente que impacta na redução do consumo de combustível e na emissão de gases poluentes do veículo. Quando utilizado para limpeza das peças externas do motor, o descarbonizante em spray recupera o aspecto limpo e original das peças.

Devo realizar a descarbonização do motor com frequência?

Não é recomendado realizar a descarbonização com frequência, pois o uso repetitivo do descarbonizante pode danificar os sensores do motor, que são mais sensíveis a produtos químicos desse tipo. Portanto, o recomendado é fazer uma revisão no sistema de injeção pelo menos a cada 20 mil km e, nesse momento, verificar se há necessidade de realizar o procedimento de limpeza e remoção dos resíduos de carbono presentes no motor.

Como posso evitar a carbonização do motor?

A maneira mais fácil de evitar a carbonização das partes do motor é realizar manutenções preventivas periodicamente. Existem outras práticas que podem ajudar a diminuir a possibilidade de formação desses resíduos de carbono, como, por exemplo, evitar deixar o veículo parado imediatamente após a partida e evitar percorrer distâncias curtas. Essas práticas fazem com que o motor trabalhe abaixo da temperatura ideal e sem a lubrificação correta, tornando possível a carbonização do motor. Além disso, abastecer o veículo com combustíveis de boa qualidade ajuda não apenas no desempenho, mas também evita sobras de combustível dentro da câmara de combustão, impedindo a formação de resíduos de carbono.

Conclusão

A carbonização do motor é um problema comum, mas que pode ser prevenido com ações simples. A escolha entre a limpeza física e química depende das condições do motor, sendo ambas eficazes quando aplicadas corretamente. Lembre-se de seguir as recomendações do fabricante quanto às revisões periódicas e de adotar práticas conscientes de condução para garantir o bom funcionamento do seu veículo.

Mantenha seu motor limpo, evite a carbonização, e desfrute de uma condução mais eficiente e econômica. Se tiver dúvidas ou notar sintomas de carbonização, consulte um profissional qualificado para avaliação e orientação adequada. Dirija com responsabilidade e cuide do seu veículo para uma experiência de condução mais suave e duradoura.

Deixe sua avaliação

Deixe sua opinião